Pesquisar este blog

16 de jul. de 2010

Administração Pública

1 - ( FCC - 2008 - METRÔ-SP) O objetivo da Administração Pública é
a) o bem comum da coletividade administrada.
b) a obtenção de lucro nas suas atividades.
c) a obtenção de superávit primário.
d) a satisfação pessoal do Administrador Público.
e) o cumprimento das metas estabelecidas em acordos internos ou externos.

2 - ( FCC - 2008 - METRÔ-SP) Os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência estão previstos
a) no regimento interno de cada Partido.
b) na Lei Orgânica dos Partidos.
c) na Constituição Federal.
d) no Código Penal.
e) no regimento interno da Câmara dos Deputados.


3 - ( FCC - 2006 - TRE-SP - Analista Judiciário - Área Administrativa) No que tange aos agentes públicos, analise:
I. Os concessionários de serviços públicos integram a categoria dos agentes delegados, que exercem função pública, em seu próprio nome, porém sob fiscalização do Poder Público.
II. Agentes honoríficos são cidadãos convocados para prestar, transitoriamente, determinados serviços ao Estado, sem vínculo empregatício ou estatutário.
III. Os empregados públicos se submetem ao regime estatutário, uma vez que ocupam empregos públicos.
IV. Por ocuparem transitoriamente cargos públicos, os servidores temporários se sujeitam ao regime da legislação trabalhista.
É correto o que consta APENAS em
a) I e II.
b) I, II e III.
c) I e III.
d) II, III e IV.
e) II e IV.

4 - Q53608 ( FCC - 2006 - TRE-SP - Analista Judiciário - Área Administrativa) Com relação aos poderes administrativos, é INCORRETO afirmar que o poder
a) disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.
b) regulamentar é inerente ao chefe do Executivo para, mediante decreto, expedir atos normativos compatíveis com a lei e visando desenvolvê-la.
c) discricionário vincula o administrador público à competência, forma e objeto do ato, deixando livre a opção quanto ao juízo de mérito.
d) hierárquico tem por objetivo ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas, no âmbito da Administração Pública.
e) Legislativo, no exercício do poder de polícia que compete ao Estado, cria, por lei, as chamadas limitações administrativas ao exercício das liberdades públicas.

5 - ( FCC - 2006 - TRE-SP - Analista Judiciário - Área Administrativa) Na organização do Estado e da Administração, os órgãos públicos
a) simples reúnem em sua estrutura outros órgãos menores, com função principal idêntica ou com funções auxiliares diversificadas.
b) expressam a vontade da entidade a que pertencem, contudo não a vinculam por seus atos, que são imputados exclusivamente a seus agentes.
c) não possuem capacidade processual, contudo representam juridicamente a pessoa jurídica que integram.
d) são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, por meio de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertence
e) são dotados de personalidade jurídica própria, já que integram a estrutura da administração pública direta.

6 - ( FCC - 2006 - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Administrativa) Segundo § 1º do art. 80 do Decreto-Lei nº 200/67, "toda e qualquer autoridade de cujos atos resultarem emissão de empenho, autorização de pagamento, suprimento ou dispêndio de recurso da União ou pela qual esta responda constitui
a) um agente público".
b) uma unidade orçamentária".
c) um ordenador de despesas".
d) uma autoridade competente".
e) um detentor de cargo público efetivo".

7 - ( FCC - 2006 - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Administrativa) As organizações do setor público
a) agem segundo normas genéricas e flexíveis, uma vez que são reguladas pelos princípios da impessoalidade e do interesse público; as do setor privado seguem regulamentos exaustivos, exigidos pelos princípios da economicidade e efetividade que seus gestores são obrigados a seguir.
b) são regidas pelos princípios da competitividade e da responsabilidade social, exigindo dos seus gestores criatividade e flexibilidade; as do setor privado só precisam seguir as regras informais do mercado acionário.
c) são regidas pelos princípios da publicidade e da responsabilidade social; as do setor privado agem segundo os princípios da legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência.
d) agem segundo regulamentos e normas exaustivos, uma vez que só podem fazer o que as leis autorizam; as do setor privado podem fazer tudo aquilo que as leis não proíbem.
e) podem fazer tudo aquilo que as leis não proíbem, segundo o princípio da legalidade; as do setor privado agem segundo regulamentos e normas exaustivos, uma vez que só podem fazer o que as leis autorizam.

8 - ( FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informação - Redes-Segurança-Conectividade) Noções de Administração Pública. O demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado fará parte
a) da lei orçamentária.
b) do anexo de metas fiscais.
c) do plano plurianual.
d) do anexo de riscos fiscais.
e) do relatório resumido da execução orçamentária.

9 - ( FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informação - Redes-Segurança-Conectividade)
A receita corrente líquida, excluídas as duplicidades, será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos
a) seis anteriores.
b) dez anteriores.
c) onze anteriores.
d) doze anteriores.
e) treze anteriores.

10 -( FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informação - Redes-Segurança-Conectividade)
A empresa controlada que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária, denomina-se empresa
a) dependente.
b) controlada.
c) coligada.
d) subsidiada.
e) supervisionada.

GABARITOS:
1 - A 2 - C 3 - A 4 - C 5 - D 6 - C 7 - D 8 - B 9 - C 10 - A

11 - ( FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informação) Noções de Administração Pública.
Para modalidade de licitação concurso, o prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento, contado a partir da última publicação do edital resumido ou da efetiva disponibilidade do edital e respectivos anexos, prevalecendo a data que ocorrer mais tarde, será de
a) 15 dias.
b) 30 dias.
c) 35 dias.
d) 40 dias.
e) 45 dias.

12 - ( FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informação) Modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Trata-se de
a) concurso.
b) concorrência.
c) convite.
d) tomada de preço.
e) leilão.

13 - (CESPE - 2008 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Analista Judiciário - Área Administrativa - Considerando convergências e divergências entre gestão pública e gestão privada, assinale a opção correta.
a) A gestão privada sustenta-se na autonomia de vontade, ao passo que a gestão pública baseia-se no princípio da estrita legalidade.
b) As ferramentas de gestão privada e da gestão pública diferem substancialmente, não se prestando a adaptação dessas ferramentas para utilização em outro ambiente distinto daquele para que foi concebido inicialmente.
c) Inexiste a possibilidade de obtenção de lucro nas empresas públicas e sociedade de economia mista, devendo todo o valor obtido ser reinvestido na própria organização.
d) Em todos os setores em que o Estado atuar, a gestão pública estará dotada de poderes de império que o colocará em situação de superioridade em relação ao particular e aos demais competidores inseridos no mercado.
e) Visando dar maior celeridade e efetividade à ação pública, a gestão pública deve adotar os mesmos pressupostos gerenciais de eficiência e eficácia da gestão privada.

14 - ( CESPE - 2008 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Analista Judiciário - Área Administrativa- Acerca da evolução da gestão pública na busca da excelência dos serviços públicos, assinale a opção correta.
a) A excelência na gestão pública está centrada no modelo de administração pública patrimonialista, no qual a preservação do patrimônio público deve ser a finalidade precípua.
b) O modelo de administração pública burocrática apresenta, originalmente, como vantagem em relação a outros modelos, a busca do controle de abusos e do fim do nepotismo.
c) O modelo de administração pública gerencial, por se inspirar no modelo adotado na administração privada, é confundido com ele.
d) Uma das políticas formuladas na busca da excelência nos serviços públicos é o GesPública, elaborado com base na premissa de que a gestão de órgãos e entidades públicos pode e deve ser excelente, mas não pode ser comparada com padrões internacionais de qualidade em gestão, devido às especificidades de cada país.
e) A qualidade da gestão pública deve ser orientada para o Estado e desenvolver-se no âmbito de valores demarcados por princípios similares àqueles preconizados em empresas de classe mundial.

15 - ( CESPE - 2008 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Analista Judiciário - Área Administrativa - Assinale a opção correta no que se refere à gestão de resultados na produção de serviços públicos.
a) A implementação de mecanismos de avaliação institucional garante uma boa prática de gestão pública.
b) A gestão pública por resultados busca o alcance dos resultados, já que considera, para fins dessa técnica de gestão, resultado igual a produto.
c) Os indicadores utilizados na gestão pública por resultados têm como finalidade exclusiva o monitoramento do atingimento dos resultados propostos em seus objetivos.
d) A adoção da gestão pública por resultados limita a autonomia do gestor público na forma como implementar a produção dos serviços públicos, em função dos resultados acordados.
e) A gestão pública por resultados desenvolveu-se como uma estratégia que tem início no momento do planejamento estratégico e vai até o processo de feedback das políticas públicas.

16 - ( CESPE - 2008 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Analista Judiciário - Área Administrativa - Acerca das teorias concernentes à gerência de recursos humanos, assinale a opção correta.
a) Segundo a teoria de Hezberg, na abordagem dos fatores motivacionais em recursos humanos, quanto maior for o salário dos funcionários como retribuição pelo seu trabalho, maior será sua motivação.
b) A teoria de Hezberg enfatiza que os fatores higiênicos a serem observados pelo gestor de recursos humanos estão circunscritos no conteúdo do cargo desempenhado pelo funcionário.
c) A teoria de Y de Douglas McGregor enfatiza que o gestor de recursos humanos deve partir do pressuposto de que todos os colaboradores são automotivados para o trabalho, o que não demanda uma postura coercitiva por parte do gestor.
d) A teoria de McCleland enfatiza que o gestor de recursos humanos deve considerar que todos os colaboradores estão buscando prioritariamente a necessidade de afiliação.
e) O gestor de recursos humanos que se pauta pela teoria de Maslow deve levar em conta a existência, nos indivíduos, de múltiplas necessidades que surgem simultaneamente e que devem ser atendidas de modo simultâneo.

17 - ( CESPE - 2008 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Analista Judiciário - Área Administrativa - A gestão estratégica pressupõe, em sua implementação, o alinhamento da gerência de recursos humanos, principalmente no que tange à alocação de pessoas ajustadas, capacitadas e comprometidas com as atribuições previstas nos cargos da organização. Considerando esse assunto bem como as técnicas de gerência de recursos humanos e gestão estratégica, assinale a opção correta.
a) A implementação de uma estratégia organizacional que demande suscitar saudável competição entre os recursos humanos existentes poderia se utilizar do recrutamento externo para preenchimento de um cargo vago em gerência média.
b) A implementação de uma estratégia organizacional que demande a criação de novos cargos poderá se utilizar da técnica de incidentes críticos, a qual possibilita que se descreva um cargo apontando-se apenas os principais erros cometidos pelos seus antecessores.
c) No alinhamento da gestão estratégica e da gerência de recursos humanos, o treinamento será sempre benéfico para a organização, ainda que não focalize nenhuma de suas necessidades específicas.
d) O desenho de cargos, que consiste em sua análise e descrição, é estratégico para os demais processos da gerência de recursos humanos.
e) O sucesso da seleção de recursos humanos está calcado na responsabilidade estratégica exclusiva da gerência de recursos humanos, que deverá atentar para o perfil do cargo e para o próprio processo seletivo.

18 - ( CESPE - 2008 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Analista Judiciário - Área Administrativa - A atuação do gestor de recursos humanos caracterizada pela liderança centrada nas pessoas
a) preocupa-se com os métodos de trabalho das pessoas.
b) define claramente os padrões de trabalho a serem desenvolvidos pelas pessoas.
c) atribui as responsabilidades de acordo com a tarefa desenvolvida pelas pessoas.
d) focaliza a produtividade e a qualidade das atividades das pessoas.
e) expõe os objetivos do trabalho para as pessoas.

19 - ( CESPE - 2008 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Analista Judiciário - Área Administrativa - O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas tarefas
a) atua como apoio e retaguarda para as pessoas.
b) respeita os sentimentos das pessoas.
c) procura ensinar as tarefas e desenvolver as pessoas.
d) monitora os resultados do desempenho das pessoas.
e) demonstra confiança nas pessoas.

20 - ( CESPE - 2008 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Analista Judiciário - Área Administrativa - Para Chris Argyris, existe um inevitável conflito entre o indivíduo e a organização devido à incompatibilidade entre a realização dos objetivos individuais e a dos objetivos organizacionais. Com relação ao conflito entre esses objetivos, assinale a opção correta.
a) Para Argyris, a responsabilidade pela integração entre os objetivos da organização e os dos indivíduos recai sobre a administração.
b) Segundo Argyris, é impossível a integração das necessidades individuais de auto-expressão com os requisitos de produção de uma organização.
c) As organizações apresentam baixo grau de integração entre objetivos individuais e organizacionais.
d) As organizações não podem contribuir para a melhoria e aplicação do desenvolvimento potencial do indivíduo.
e) As necessidades do indivíduo e as da organização são totalmente independentes.
GABARITOS:
11 - E 12 - D 13 - A 14 - B 15 - E 16 - C 17 - D 18 - E 19 - D 20 - A

Nenhum comentário:

Postar um comentário